segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Artrópodes



Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto.
Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior. Este fenômeno ocorre várias vezes para que o animal possa chegar a fase adulta.
Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.






Classificação:




Insetos: Barata e mosquito, 6 patas


Aracnídeos: Aranha e escorpião, 8 patas


Crustáceos: Camarão e siri, 10 patas


Quilópodes: Lacraia, 1 par de patas por segmento


Diplópodes: Piolho de cobra, 2 pares de patas por segmento


4 comentários:

FlavinhaPassos disse...

nossa adorei o blog de vocês interessante õ/. como faço um blog? beijo:*

Blanda disse...

Seu blog me ajudou muito na pesquisa que eu precisava.
Obrigada e espero que continue, pois o blog é lindo e o conteúdo é ótimo.

Unknown disse...

eu gostei desse blog pq sempre mim ajuda

Unknown disse...

Bom,seu depoimento sobre os Artropodes foi muito bom..E quando vc disse que esses pequenos insetos deixam seu ''Esqueleto''..Vc errou..Pque não se fala Esqueleto e sim EXOESQUELETO. ^-^..Mas ta muito bom seu depoimento..Bjos te mas.