segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Nematelmintos


Quem são os nematelmintos?

Eles são vermes, como o próprio nome indica sua característica nema=fio. Eles podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos.
As vezes são animais pequenos, menores que 1 centímetro, e tem lombriga que chega a 40 centímetros de comprimento.

Os nematelmintos incluem vários parasitas de seres humanos (como a lombriga e os causadores do amarelão e da elefantíase) e parasitas de raízes de plantas. Há, também, representantes de vida livre, que se desenvolvem na água ou em solo úmido.

Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas.

Sua transmissão pode ser de várias maneiras, como instalacões sanitárias inadequadas, comer vegetal contaminado e outras.

Esses vermes são transmissíveis através das fezes depositadas no solo e nas águas dos rios, contaminando assim o alimento plantado naquele local.

Logo, a pessoa que ingere esse alimento fica contaminada.

Para evitar essa contaminação é preciso ter, principalmente, Saneamento Básico, condições sanitárias adequadas, pois assim as fezes não irão contaminar o meio ambiente. Ao se alimentar, deve-se lavar muito bem os alimentos que serão ingeridos crus. As verduras cruas devem ser bem desinfetadas ou, se possível, cozidas.

Nenhum comentário: