segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Nematelmintos


Quem são os nematelmintos?

Eles são vermes, como o próprio nome indica sua característica nema=fio. Eles podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos.
As vezes são animais pequenos, menores que 1 centímetro, e tem lombriga que chega a 40 centímetros de comprimento.

Os nematelmintos incluem vários parasitas de seres humanos (como a lombriga e os causadores do amarelão e da elefantíase) e parasitas de raízes de plantas. Há, também, representantes de vida livre, que se desenvolvem na água ou em solo úmido.

Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas.

Sua transmissão pode ser de várias maneiras, como instalacões sanitárias inadequadas, comer vegetal contaminado e outras.

Esses vermes são transmissíveis através das fezes depositadas no solo e nas águas dos rios, contaminando assim o alimento plantado naquele local.

Logo, a pessoa que ingere esse alimento fica contaminada.

Para evitar essa contaminação é preciso ter, principalmente, Saneamento Básico, condições sanitárias adequadas, pois assim as fezes não irão contaminar o meio ambiente. Ao se alimentar, deve-se lavar muito bem os alimentos que serão ingeridos crus. As verduras cruas devem ser bem desinfetadas ou, se possível, cozidas.

Platelmintos


Platelmintos


Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita .São conhecidos por'' vermes chatos'', (plati= chato, helmintos =vermes).Podem ter vida livre ou serem parasitas.


Os vermes
O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura.


PARA EVITAR AS VERMINOSES
1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar;
2- Lavar as frutas, legumes e verduras;
3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca;
4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua;
5- Não comer alimentos expostos as moscas;
6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar água de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada);
7- Usar sapatos;
8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem;
9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto.
Mais o mais importante é:
10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Poriferos


Poríferos



O filo Porífera é constituída por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. São conhecidas cerca de 5 mil espécies de poríferos, todos aquáticos. Eles são predominantemente marinhos (minoria em água doce), sendo encontrados desde o nível das praias até uma profundidade de 6 mil metros. Os poríferos são animais sésseis, fixando-se sobre rochas, conchas, etc. Apresentam formas variadas, sendo assimétricos ou de simetria radial.
A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. No caso da assexuada, reconhecem-se três processos:
Regeneração: os poríferos possuem grande poder de regenerar partes perdidas do corpo. Qualquer parte cortada de uma esponja tem a capacidade de se tornar uma nova esponja completa.
Brotamento: consiste na formação de um broto a partir da esponja-mãe. Os brotos podem se separar, constituindo novos animais.
Gemulação: é um processo realizado pelas espécies de água doce e alguns marinhos. Consiste na produção de gêmulas, um grupo de amebóides que são envolvidos por uma membrana grossa e resistente