quinta-feira, 19 de junho de 2008
Curiosidades sobre seres vivos.
O animal que mergulha mais fundo - Elefante marinho - Segundo os cientistas ele é o campeão de mergulho. Eles são encontrados na costa da Califórnia, México e América do Sul. Eles podem mergulhar de 1220 metros em busca de comida no fundo dos oceanos. Leva somente 17 min. para este animal notável alcança aquela profundidade.
O animal mais barulhento e o Bugio. Ele é o animal mais barulhento e que grita mais forte que existe em terra. Seu grito pode ser ouvido por mais de 16 km na floresta da América Central e América do Sul.
O mundo é dos ratos. Há mais de 1.700 espécies de ratos distribuídas pelo mundo, dentre as quais cerca de 125 estão classificadas como pragas. A Organização Mundial da Saúde estima, para o desespero das mulheres, que haja cerca de três ratos por habitante no mundo, o que resultaria em cerca de 9 bilhões. Ainda de acordo com seus cálculos, cada um deles nos causa 10 dólares de prejuízo. Todo estrago que os roedores fazem não se deve apenas à disputa por comida com os humanos, mas também ao fato de que eles precisam gastar seus dentes de alguma forma, pois os mesmos crescem incessantemente, por isso eles acabam roendo borracha, isopor e qualquer outra coisa que caia em suas patas.
Existem mais de 25 mil espécies de peixes diferentes em todo o mundo.
Existem mais de 125 mil espécies de moluscos.
Existe mais de Um milhão de insetos.
Existem mais de Três mil espécies de anfíbios.
Existem mais de 8.500 espécies diferentes de aves e que destas Cinco mil são passeriformes.
Existem mais de 50 mil espécies diferentes de aranhas.
Nossa conclusão sobre o reino protista
Concluímos que eles são seres unicelulares eucariontes, que possuem núcleo organizado, quanto a forma podem ser variadas.
Seus representantes são as algas e protozoários, quanto a nutrição podem ser autótrofos ou heterótrofos.
As algas que pertencem a este grupo são as euglenas, diatonácias e diatonácea, quanto a reprodução pode ser assexuada ou sexuada.
Protozoarios
Protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares.
Em alguns casos essa origem torna-se bem clara, como por exemplo no grupo de flagelados. Há registro fóssil de protozoários com carapaças (foraminíferos), que viveram há mais de 1,5 bilhão de anos, na Era Proterozóica. Grandes extensões do fundo dos mares apresentam espessas camadas de depósitos de carapaças de certas espécies de radiolários e foraminíferos. São as chamadas vasas.
Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles são organismos microscópicos, mas há espécies de 2 a 3 mm. Alguns formam colônias livres ou sésseis.
terça-feira, 10 de junho de 2008
Difteria
A doença pode ser mortal se suas toxinas forem liberadas no sangue, pois provoca a morte celular do fígado, rins, glândulas adrenais, coração e nervos, fazendo com que estes se tornem insuficientes e ainda paralisem. Quando contagia crianças menores de quinze anos, pode matar em cerca de 20% dos casos. Também pode ocorrer em adultos, mas sua maior manifestação ocorre em crianças.
Náuseas, vômitos, dor de garganta, dificuldade para engolir, calafrio, tosse, fadiga, febre alta, inchaço nos gânglios linfáticos e pressão baixa.
Tratamento
O tratamento contra a doença é feito com medicamentos anti-toxinas e bactericidas. É importante que o doente não faça esforços físicos, pois a recuperação é bastante lenta. Em alguns casos é necessário locomover o doente para uma unidade de terapia intensiva, pois pode haver dificuldade em respirar, parada cardíaca, paralisia de alguns órgãos e dos músculos do aparelho respiratório.
Prevenção
Previne-se a doença através da vacina tríplice dada a bebês a partir do segundo mês de vida. Também pode adquirir imunidade quando os anticorpos maternos são inseridos no organismo do bebê pela placenta.
Tétano
Pode ser prevenida através de vacinas que imunizam o organismo contra a bactéria.
A imunização é dividida em doses.
Sintomas
Espasmos musculares, convulsão, asfixia, rigidez no abdome, pescoço, costas, suor excessivo, febre e taquicardia.
Tratamento
O tratamento consiste em introduzir no organismo antibióticos, relaxantes musculares, sedativos (para não induzir espasmos musculares) e aplicação do soro anti-tetânico para casos onde há necessidade de combater a doença mais rapidamente. É extremamente importante evitar os estímulos colocando-os em locais tranquilos, confortáveis e de fácil observação.